Salve Maria!
Terminada as reformas no site, para alimentar o espírito da Semana Santa, enviamos o texto abaixo, traduzido por nós rapidamente do inglês.
In Xto,
Grupo S. Domingos de Gusmão.
Uma explicação das tradições da Semana Santa na história da Igreja.
NOMES -
Na Igreja Grega a Semana Santa leva o título solene de "Grande e
Sagrada Semana" (He hagia kai megale hebdomas). Na Igreja Latina o termo
oficial é "Semana Maior" (hebdomada major). Os nomes populares são
"Grande Semana" entre as nações eslavas e "Semana Santa" noutros países.
O nome germânico Karwoche significa "semana de luto". Nos tempos
antigos a Semana Santa era também chamada "Semana de Remissão", uma vez
que os pecadores públicos eram absolvidos na Quinta-feira Santa. Outro
nome era "Semana Laboriosa" (semaine peineuse) por causa do maior peso
da penitência e jejum. Os fiéis das Igrejas Orientais também chamam-na
"Semana da Salvação".
OBSERVÂNCIA -
Desde o início da Cristandade, esta semana foi sempre dedicada a uma
comemoração especial da Paixão e morte de N. Senhor pela prática da
meditação, oração, jejum e penitência. Depois das grandes perseguições,
os imperadores cristãos das duas partes do Império Romano emitiram
vários decretos proibindo não somente divertimentos e jogos, mas também o
trabalho regular do comércio, negícios, profissões e côrtes. Os dias
sagrados deviam ser livres das ocupações mundanas, inteiramente
devotados aos exercícios religiosos. Todos os anos durante a Semana
Santa, um edito imperial garantia o perdão à maioria daqueles detidos na
prisão; nas côrtes, muitas acusações eram retiradas em honra da Paixão
de Cristo.
Seguindo
este costume, reis e governantes na Idade Média deixavam todos os
negócios seculares durante a Semana Santa para aproveitar o tempo no
recolhimento e oração, frequentemente na solidão de um mosteiro.
Agricultores deixavam de lado suas plantações, artesãos as suas
ferramentas, escolas e escritórios do governo eram fechadas e as côrtes
não trabalhavam. A piedade popular levou não somente ao banimento da
música, dança e canto secular, mas também da caça e de outros esportes.
Era verdadeiramente uma semana silenciosa e santa, mesmo na vida
pública.
O
Tríduo Sagrado da Semana Santa (Quinta, Sexta e Sábado) foi de preceito
por toda a Idade Média. O povo cristão, livre dos trabalhos servis,
estava presente nas cerimônias impressionantes destes dias. Devido às
mudanças nas condições sociais, o Papa Urbano VIII, em 1642, rescindiu
esta obrigação. Apesar do caráter sagrado que carregam, os últimos três
dias da Semana Santa têm sido classificados [em muitos lugares] como
dias de trabalho, não obstante a ênfase dada a importância desdes doas
pela reforma litúrgica ordenada por Pio XII em 1955.
PURIFICAÇÃO ORIENTAL
- De acordo com uma antiga prática, os três dias depois do Domingo de
Ramos eram devotados em muitos países por uma limpeza pesada da casa, a
mais vigorosa do ano todo. Tapetes, almofadas, poltronas e colchões eram
levados para fora de casa e toda poeira chacoalhada. As mulheres
limpavam e enceravam o chão e os móveis, mudavam as cortinas, lavavam as
janelas; a casa estava cheia de atividade. Nenhum tempo é perdido no
trabalho usual de cozinha; as refeições são leves e frugais. Na noite da
Quarta-feira, tudo estava em seus lugares, em perfeita ordem e
cheirando limpeza, pronto para a grande festa. Na Polônia e noutros
países eslavos, as pessoas também decoravam suas casas com plantas
verdes e flores artificais feitas de papel colorido com formas
tradicionais.
Esta
limpeza tradicional da Primavera [no hemisfério Norte] é evidentemente
para deixar a casa o mais arrumada possível para as maiores festas do
ano, um costume que vem desde as antigas práticas judaicas de
purificação e limpeza de toda a casa prescrias na preparação para a
Festa da Páscoa.
Extraído
do "Handbook of Christian Feasts and Customs", de Francis X. Weiser,
S.J., Harcourt, Brace and Company, New York, 1958"
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Em JMJ,
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