Ordem Beneditina

São Bento
Monges Beneditinos

Mosteiro da Santa Cruz
Nova Friburgo, Rio de Janeiro (Brasil)

O Bem-aventurado São Bento indica em sua Regra o critério fundamental da vocação monástica: si vere Deum quaerit, isto é, se aquele que bate à porta do mosteiro procura verdadeiramente a Deus. 

É essa procura de Deus que condiciona e explica todas as observâncias monásticas e estabelece o contraste entre o mundo e o mosteiro: no mosteiro, o ofício divino, a obediência e os opróbrios, como diz São Bento, e no mundo, sobretudo no mundo atual, o descaso pelo seu culto verdadeiro, a desobediência à Sua lei e o orgulho, que faz os homens fugirem da cruz de Nosso Senhor sem se darem conta que encontrarão outra bem mais pesada, pois só o jugo de Nosso Senhor é leve e só o Seu fardo é suave. 

Mas para adaptar-se à uma vida que apresenta tantos contrastes com a vida do mundo tanto quanto ao espírito como quanto às práticas externas, a Santa Regra e o Direito Canônico estabeleceram etapas através das quais o candidato vai tomando conhecimento aos poucos da vida e costumes monásticos e os superiores vão, por sua vez, examinando o mesmo, para ver não só se ele procura verdadeiramente a Deus, mas também se ele tem as aptidões necessárias para o nosso gênero de vida. 

Após um primeiro contato com o superior, o futuro candidato se instala na hospedaria, e durante cerca de cinco dias observa os costumes da casa, e conversa com o mesmo superior, para se ver se tem as aptidões mínimas necessárias. Sendo aceito, entra no postulantado, que dura cerca de seis meses, onde vai sendo educado nos costumes monásticos. 

Transcorrido o postulantado, em uma cerimônia de vestição, a pessoa troca a roupa do século pelo hábito religioso e muda o seu nome civil para um nome de religião. Inicia-se então o noviciado que dura dois anos, no fim dos quais o noviço fará os votos temporários de pobreza, castidade, obediência e estabilidade no mosteiro. Sendo agora já um monge professo (temporário), este continua no exercício das virtudes cristãs por um período de três anos, findos os quais poderá renová-los por mais três anos ou emitir os votos perpétuos, conforme o superior da casa achar conveniente. 

Podemos dizer que no mosteiro há três classes de monges: irmãos conversos, irmãos de coro que não são padres e irmãos de coro que são padres

▸ Os irmãos conversos dedicam-se mais ao trabalho manual, não tendo obrigação de assistência ao coro. 

▸ Os irmãos de coro não padres, ao contrário, têm uma carga horária de trabalho manual um pouco menor, porém têm a obrigação de ir ao coro, para a recitação do ofício divino. 

▸ Os irmãos de coro que são padres, são em tudo semelhantes à classe anterior, porém acrescidos da dignidade do sacerdócio, pela qual devem celebrar a Santa Missa e confessar, quando designados para isso.

Vida Monástica


Claustro



O tempo é dividido entre oração, estudo e trabalho.
A oração litúrgica, o Ofício Divino, ocupa o primeiro lugar:

“O fundamento íntimo do estado religioso, escreve D. Romain Banquet, é a prática contínua e mais perfeita possível do primeiro mandamento: ‘Adorar a Deus e amá-lo de todo coração’. É por isso que S. Bento escreve na Regra que ‘nada deve ser preferido ao Ofício Divino’, ‘nihil operi Dei praeponatur’. São Bento traduz simplesmente a vontade de Deus e a da Igreja quando ele coloca o Ofício Divino acima de tudo. Tudo, no plano divino, se refere à celebração da glória de Deus”

(Doctrine Monastique de Dom Romain Banquet, p.76)


Ao Ofício Divino e inspirada nele se acrescenta a oração pela qual o monge une-se a Deus de maneira mais pessoal. Aliás, a observância do silêncio não tem outra finalidade senão a de tornar mais fácil essa união ao longo de todo o dia. 


Depois da oração, o estudo ocupa um lugar importante em nossa vida. Como poderia ser de outra forma se nós só amamos o que conhecemos? E, conhecendo, o amor não procura conhecer ainda mais? A esse respeito nós só temos de seguir nossos predecessores que sempre amaram o estudo, e é por isso que encontramos cinco Doutores da Igreja entre os filhos de São Bento. 




Nossos candidatos ao sacerdócio fazem parte de seus estudos no Seminário da Fraternidade São Pio X na Argentina o que nos deixa felizes por termos assim um laço a mais com a obra de Dom Lefebvre. Esperamos poder ter futuramente nosso próprio corpo docente o que permitirá que todos os estudos sejam feitos no mosteiro, estudos que se prolongarão durante toda a existência do monge, inspirando e esclarecendo sua vida de oração e o apostolado que pode lhe ser eventualmente confiado. 

Enfim o trabalho manual completa as ocupações do monge, dando-lhe ocasião de fazer penitência, de se identificar com Nosso Senhor trabalhando em Nazaré e formar seu julgamento por esse contato cotidiano com a realidade das coisas mais humildes mas tão admiráveis da criação, na horta, na cozinha, na padaria e nos diversos ofícios da casa.

O horário que regula essas três grandes atividades do monge em nosso mosteiro é o seguinte: 

- 03:30 - MATINAS, seguidas da “Lectio Divina” 

- 06:00 - LAUDES, seguidas de oração mental

- 07:00 - Café da manhã 07:30 - PRIMA, seguida de aulas

- 10:00 (ou 11:00) - TERÇA e MISSA CONVENTUAL 

- 12:00 - SEXTA seguida de almoço 

- 14:15 - NOA, seguida de trabalho manual 

- 17:00 - VÉSPERAS, seguidas de oração 

- 18:00 - Jantar 18:45 - Capítulo 

- 19:00 - COMPLETAS 

- 20:00 - Apagar as luzes 





Uma vez por semana, após Noa, a comunidade faz uma caminhada recreativa. Além disso, ao menos duas vezes por ano toda a comunidade faz o que chamamos "grande passeio" e que nada mais é do que uma grande excursão a pé pelas matas das redondezas, ocasião em que passamos o dia "em família" ao ar livre, o que não nos impede de aí cantar o Ofício Divino e louvar assim o Criador! 

Às nossas atividades propriamente monásticas acrescenta-se, além da assistência espiritual, um discreto apostolado junto às famílias da região assim como a orientação espiritual da pequena escola mantida pelo mosteiro.





Prior
Dom Tomás de Aquino

Endereço para correspondência
Sociedade Civil Mantenedora do Mosteiro da Santa Cruz
Caixa Postal 96582 - Nova Friburgo - RJ
CEP: 28610-974

Telefone: [55] 22-2540.1136



Horários e dias em que se atende o telefone: de segunda-feira a sábado, das 15h às 16h.


Localização: 22º 11' 18,92" S e 42º 32' 57,47" W
Como Chegar ao Mosteiro: Clique aqui