Sagrado Coração de Jesus


Sagrado Coração Jesus
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial, tal como refere recentemente o “Directório sobre a Piedade Popular e a Liturgia” da Congregação para o Culto Divino. Os Pontífices romanos têm salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura desta maravilhosa devoção.
Como conseqüência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.
Entre os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 15 de Maio de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)
Não é por acaso que as aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.
À esta devoção também estão associada inúmeras graças, reveladas a Santa Margarida Maria nas 12 promessas:
AS DOZE PROMESSAS
1- Darei às almas dedicadas ao meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado.
2- Farei reinar a paz em suas famílias.
3- Eu as consolarei em suas penas.
4- Serei seu refúgio seguro durante a vida e sobretudo na hora da morte.
5- Derramarei copiosas bênçãos sobre todas as suas empresas.
6- Os pecadores acharão em Meu Coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia.
7- As almas tíbias se tornarão fervorosas.
8- As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição.
9- Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a imagem do Meu Coração.
10- Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
11- As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente no Meu Coração.
12- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos os que, por nove meses seguidos, confessarem-se e comungarem na primeira sexta-feira, a graça da perseverança final.
—–
AS NOVE PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS

De todas as promessas feitas do Sacratíssimo Coração de Jesus, esta é a mais excelsa, também conhecida como "A Grande Promessa". Assim a refere Santa Margarida Maria de Alacoque, a confidente do Sagrado Coração: "Eu te prometi, na excessiva misericórdia de meu Coração, que meu amor onipotente concederá... (este é o preâmbulo) a todos os que comungarem durante nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas (condição) a graçada penitência final: não hão de morrer em minha desgraça, nem sem receber os sacramentos, servindo-lhes o meu Coração de asilo seguro naquela última hora". (Esta graça prometida numa proposição condicional.)

Estas palavras da "Grande Promessa" disse-as Jesus Cristo a Santa Margarida numa sexta-feira do mês de maio de 1688, na hora da comunhão. "A Grande Promessa" é certa quanto a sua origem, como o fazem crer os escritos autênticos de Santa Margarida, examinados pela Santa Sé em sua causa de beatificação.

CONDIÇÕES PARA A GRANDE PROMESSA

1) Temos de comungar nove vezes, em nove primeiras sextas-feiras de meses seguidos.
-a) As comunhões devem ser nove (não oito nem cinco, por exemplo).
-b) Em sextas-feiras (não no domingo ou no sábado, por exemplo).
-c) Em primeiras sextas-feiras de meses seguidos. (A interrupção voluntária de uma só primeira sexta-feira inutiliza o novenário inteiro e deve-se começar de novo.)

2) Essas comunhões devem ser feitas:
-a) Em estado de graça. ( A comunhão sacrílega não é comunhão.)
-b) Com a intenção de se alcançar a perseverança. (É importante não omitir essa intenção para se usufruir da promessa.)
-c) Com intenção de honrar o Sagrado Coração. (Com intenção reparadora.)
-d) Sem que nenhuma intenção perversa vicie esta obra de piedade. (Como seria comungar para obter só uma recompensa material, por exemplo, alguma colocação.)
-e) Com desejos e propósitos de servir sempre ao Senhor. (Faltaria esta condição em quem fizesse as primeiras sextas-feiras com a intenção de pecar depois, sem a preocupação de levar uma vida íntegra. Tal pessoa nada conseguiria, pois ofenderia a Deus em cada uma de suas comunhões.)

A PROMESSA

1) O que não se promete...
Nem laxismo nem rigorismo. Não se promete a impecabilidade atual, mas a penitência final. Não se assegura, pois, que não voltaremos a pecar; mas, sim, que não perseveraremos no pecado, se tivermos a desgraça de cair nele.

2) O que se promete...
-a) O estado de graça para o último momento de nossa vida.
A graça que os teólogos denominam "perseverança final"; o Concílio Tridentino, "dom inefável"; e o povo cristão, em sua linguagem tão profunda quanto singela, "boa morte".
Para o justo, que vive em graça, continuação nesse estado de amizade com Deus, até o fim da vida.
Para o cristão tíbio, que se levanta e cai sucessivamente, nenhuma surpresa no lapso infeliz.
Para o pecador, que vive sempre em pecado, não morrer sem contrição.
—–
CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A consagração das famílias ao Sagrado Coração é o meio mais eficaz para atrair à prática da religião aos membros, e, mesmo para que haja harmonia entre eles. O segredo disto está na 9ª promessa que Jesus fez à Santa Margarida, a saber: "A minha benção pousará também sobre as casas em que estiver exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração." E esta, a 2ª não é menos consoladora: "Tratei e conservarei a paz em suas famílias".

A benção se estenderá, igualmente, a todas às suas empresas. Di-lo a 5ª promessa: "Derramarei abundantes bençãos sobre todas as suas empresas". Diante de tamanhas promessas de quem é fiel em cumpri-las, diante de tantas vantagens haverá um só pai, uma só mãe de família que duvide em eleger a Jesus como Rei do seu lar? Não é de crer.

É por isso que poremos, a seguir, o cerimonial a ser observado pelo padre na entronização do Sagrado Coração de Jesus. Como nota final, avisamos que é bom ter-se o diploma da entronização.

Avisamos, igualmente, às famílias que convém festejar o aniversário da entronização com uma comunhão geral e com a recitação do ato da consagração. Com isto, vamos ao cerimonial.

CERIMONIAL

No dia aprazado com antecedência, à hora determinada, e presente, sendo possível um sacerdote reúne-se à família inteira, no local onde a imagem deve ser benzida. O sacerdote de sobrepeliz e estola, procede deste modo à:

BENÇÃO DA IMAGEM

V) Adjutorium nostrum in nomine dómine
R) Qui fecit coelum et terram.
V) Dominus vobiscum
R) Et cum spirito tuo.

Oremos: Deus eterno Todo-Poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura de imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis e santifiqueis esta imagem em honra e memória do Sacratíssimo Coração de Jesus. Concedei a todos os que diante dela desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a glória eterna. Por Cristo, Nosso Senhor.

R) Amém.

O sacerdote asperge a imagem com água benta e todos os assistentes recitam em voz alta o Credo.
Se à entronização não pode assistir um sacerdote, a benção da imagem deve-se fazer antes.

ENTRONIZAÇÃO

O chefe da família toma então a imagem do divino Coração, coloca-a no trono de antemão preparado e vem ajoelhar-se com os demais para o:

ATO DE CONSAGRAÇÃO

Coração Sagrado de Jesus, que manifestastes à Bem-Aventurada Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs: sobre a nossa viemos nós hoje proclamar aqui vossa realeza absoluta. Queremos viver doravante da nossa vida, queremos que floresçam no seio da família, aquelas virtudes, a que prometestes já neste mundo a paz; queremos desterrar para longe de nós o espírito mundano que Vós amaldiçoastes. Vós reinareis em nossos entendimentos pela simplicidade e nossa fé, reinareis em nossos corações pelo amor sem reservas, em que hão de alimentar com a recepção frequente da divina Eucaristia. Dignai-vos, Coração Divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as angústias, santificar as nossas alegrias, e aliviar as nossas penas.
E se algum dia um ou outro de nós tiver a desgraça de vos desgostar, lembrai-lhe, Coração Santíssimo, que sois ainda bom e misericordioso para com o pecador arrependido.
E quando soar a hora da separação, quando a morte vier lançar no meio de nós o luto, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos a vossos eternos decretos. Consolar-nos-emos com o pensamento que há de vir um dia, em que toda a família, reunida no céu, possa cantar para sempre as vossas glorias e os vossos benefícios.
Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José, fazer-vos presente esta consagração e trazê-la a nossa memória todos os dias da nossa vida.

Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai!

(Rescr. de 19 de maio de 1908)

ÚLTIMAS ORAÇÕES

Depois da Consagração, o sacerdote diz de pé as orações seguintes:

Oremus - Respice, quaesumus, Domine, super hac familiam tuam, pro qua Dominus noster Jesus Christus non dubitavit manibus tradi nocentium et crucis subire tormentum. Familiam tuam, quaesumus Domine, continua pietate custodi, et a cunctis adversitatibus tuo nomini sit devota. Concede, quaesumus, omnipotens Deus ut qui, in sanctissimi dilecti Filii tui Corde gloriantes, praecipua in nos caritatis ejus beneficia recólimus eorum pariter et actu delectemur et fructu. Per eundem.

O sacerdote ajoelha-se de novo e recita com a família a Salve-Rainha.

JACULATÓRIAS

Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós (3x)
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós!
Santa Margarida, rogai por nós!
Sacratíssimo Coração de Jesus, protegei as famílias!

BENÇÃO FINAL

O sacerdote, erguendo-se, abençoa os circunstantes:
Abençoe-nos ó Deus onipotente: Pai + Filho e Espírito Santo. Desça sobre nós e permaneça para sempre.

R. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.