17 de novembro de 2010

Artista das Almas

Ser catequista é ser apostólo, é trabalhar ao lado de Jesus na salvação das almas, cumprindo a mais delicada e importante tarefa, a mais sublime e nobre missão dos mortais. (...) A vossa missão é árdua e difícil e cheia de responsabilidade, mas é sublime, é augusta, porque é sagrado! É a mais subida honra sobre a terra trabalhar ao lado do Divino Mestre e cooperar com Ele nas salvação das almas, guiando-as para Ele, que é o caminho, a verdade e a vida (João 14,16). Isto vos faz Anjos da Guarda e vos põe acima de todos os artistas, como diz São João Crisostomo: "Que coisa mais bela e mais nobre que guiar as almas e formar os costumes da juventude? Não há pintor, nem escultor, nem artista que supere, em beleza e dignidade ao artista das almas."

Lembrai-vos sempre que um dia, após a vossa morte, estareis diante de Deus para dar-lhes conta de vossa vida.

Ficai tranquilo! Não vereis na fronte de Deus a severidade de um Juiz inexorável para julgar os vossos pecados, mas a face misericordiosa de um amigo que vos vem apresentar a coroa da glória  e receber-vos na eterna mansão dos justos, onde ouvireis por toda a eternidade o canto de gratidão das almas que salvastes (Daniel 12,2).

Qual não será no céu a recompensa do catequista, quando Nosso Senhor se lembrar das palavras por Ele mesmo pronunciadas: "tudo o que fizerdes a um desses pequeninos,  a mim o fareis " (Mateus 18,5). Se um copo d'água dado em seu nome não fica sem prêmio no reino de Deus, qual não será o galardão daqueles que guiaram para Deus as almas imortais de seus irmãos, almas que custaram o preço infinito do sangue de seu próprio Filho Unigênito?

Mas, antes disso, tereis na terra horas de tédio e de desânimo. Tereis que suportar talvez amargas provações, pedacinhos difíceis, capazes de fazer esmorecer corações menos fortes. Tereis que suportar quiça algumas ingratidões, como as provou tambem Jesus. Mas suportai-as! Quem toma com Cristo o cálice da amargura tomará tambem com Ele o cálice da glória. Nessas horas lembrai-vos do divino mestre agonizante e sedento de almas e recordai as belíssimas palavras da escritura: "Qui seminat in lacrimis, in exsultatione metent"
(Salmo 125,6)

Retirado do livro Catequista Ideal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.