15 de novembro de 2010

Um grãozinho de humildade

Para moças. Sobre a luta contra a impureza, do livro Verdade, Fonte de Pureza - Paula Hoels

Uma moça exageradamente segura de si mesma é uma cidadela fácil de derrubar. Quantas tenho ouvido protestar. ''Ah! eu não!...'' diante de um pequeno conselho afetuoso. E essas mesmas tiveram sua estrutura demolida, pois o terreno que pisavam era tão íngreme quanto o das outras.

O orgulho cega. Sejam, pois, humildes, desta humildade cristã que se casa tão bem com todos os orgulhos nobres. Vocês têm o direito de se ufanar de seu valor humano e espiritual. Vocês são um espírito encarnado . O Sangue de Cristo as resgatou. São Paulo disse: '' Vosso corpo é o templo do Espírito Santo''. Como rebaixá-lo então, ao nível da animalidade?

Esta nobre altivez lhes indicará os seus recussos, ajudá-las-á a deles se servirem. Ela lhes dirá: '' Se outras caem, há cilada para todas''. Lembrar-lhes-á a sabedoria do velhoditado: '' Quem ama o perigo, nele perecerá''. Aqueles que realmente são corajosos - não os mata-mouros e fanfarrões - nunca se expõem sem motivo. Santa Teresinha, aquela jovem guerreira, diante da tentação sempre usou a mesma tática: a fuga. Também vocês: não procurem outras na sua luta contra  a impureza.

Lembrem-se ainda de Guy de Larigaudie, aquele altivo rapaz que tanto gosto de citar - por ser exemplo de um autêntico cavalheiro cristão que através de uma vida apaixonadamente ardente nunca se deixou queimar. Releiam, meditem esta página tão conhecida:

"Deveria ser uma mestiça: era bela, agrestemente bela. Não havia realmente outra coisa a fazer. Não a fiz. Tornei a montar no cavalo e parti em disparada, sem olhar para trás, chorando de desespero e raiva. Creio que no dia do Juízo, se não tiver outra coisa a dar, poderei oferecer a Deus, como um ramalhete, todos estes amplexos que, por seu amor, deixei de conhecer...''

Façam como ele. Mantenham o domínio de si mesmas, não se induzam, vocês mesmas, em tentação, e com a graça de Deus, sairão sempre vitoriosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.