18 de junho de 2011

O Mistério da Santíssima Trindade

Festa da Santíssima Trindade - 19 de junho de 2011 A.D.



O Mistério da Santíssima Trindade


Um mistério é uma verdade revelada por Deus, e nós devemos acreditar, embora a não possamos compreender.


O mistério da Santíssima Trindade é o mistério de um só Deus em três pessoas, a saber, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só e o mesmo Deus; são iguais em todas as coisas, porque têm uma só e mesma substância, e portanto, uma só e mesma divindade.


Explicação da Gravura


A Santíssima Trindade está representada ao centro por um grande triângulo, no qual se vê Deus Padre sobre o globo do mundo, segurando os braços da cruz onde está pregado Jesus Cristo, seu Filho; o Espírito Santo sob a forma de uma pomba, derrama seus raios de luz entre o Pai e o Filho, o que nos dá a entender que procede do Pai e do Filho.


Ao alto da gravura vê-se a esquerda Jesus Cristo conferindo aos apóstolos, antes de subir ao Céu, a missão de ensinar todas as nações e de as batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Vê-se a direita o batismo de Jesus Cristo, no qual se manifestaram as três pessoas divinas. (V. a gravura 19.)


Em baixo, a esquerda, vê-se Abraão recebendo a visita de três anjos; Abraão viu-os aos três, e apenas saudou a um, dizendo: <<Senhor, se achei graça diante de teus olhos, não desprezarás a casa de teu servo.>>


A direita, vê-se a Santo Agostinho e uma criança, - um dia o santo bispo de Hipona passeava a borda do mar, querendo aprofundar o mistério da Santíssima Trindade. De súbito, vê uma criança entretida a encher uma pequena concha e a vasar-lhe a água numa covasita que abrira na areia. <<Meu filho, que pretendes tu fazer? - Quero meter neste buraco toda água do mar. - Mas tu bem vês que este buraco é  muito pequeno para tanta água. - Mais fácil me será meter o mar neste buraco, do que tu compreenderes o mistério da Santíssima Trindade. >> - E dizendo isso a criança desapareceu. Era um anjo que tomara aquela forma para advertir o santo de que o mistério da Santíssima Trindade era impenetrável a todos os espíritos criados.


Fonte: Catecismo Ilustrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.