3 de agosto de 2011

São Domingos, Confessor (4 de agosto)

São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores O.P.. Festa de 3a Classe, cor branca.

À Missa

‘‘Os justis’’... (Sl. 36, 32-33) 

(1) Intróito. - A boca do justo fala a sabedoria e sua língua profere a equidade. A lei de seu Deus está em seu coração. (Sl. 36,1). - Não tenhais inveja dos maus, nem dos que praticam a iniquidade. V. Glória ao Pai, etc.

(2) Coleta. - Ó Deus, Vós vos dignastes iluminar vossa Igreja com os méritos e a doutrina de vosso santo Confessor Domingos, concedei, por sua intercessão, que não lhe faltem os auxílios temporais e faça sempre novos progressos espirituais. Por N.S.J.C., etc.

(3) Epístola. - (Ecli., 31, 8-11). - Bem-aventurado o homem que foi encontrado sem mancha, que não se deixou atrair pelo ouro, nem pôs sua esperança no dinheiro ou em riquezas. Que é este, para nós o louvarmos? Porque fez coisas maravilhosas em sua vida. O que assim foi provado e encontrado perfeito, terá glória eterna. Pode transgredir a lei de Deus, e não a transgrediu; pode praticar o mal e não o fez. Por isso o bem que fez, se firmou no Senhor, e toda a assembléia dos santos falará de suas esmolas.

Gradual. (Sl. 91, 12, e 2). - O justo florescerá como a palmeira e multiplicar-se-á como o cedro do Líbano na casa do Senhor. V. Para anunciar pela manhã vossa misericórdia e vossa fidelidade durante a noite. ALELUIA, aleluia. V. O justo germinará como o lírio e florescerá para sempre diante do Senhor. Aleluia.

(4) Evangelho. - (Luc., 12, 35-40). - Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: Esteja cingidos vossos rins, e em vossas mão lâmpadas acesas. E sede semelhantes a homens que esperam seu senhor quando volta das bodas, para que, quando vier a bater à porta, possam abrir logo. Bem-aventurados aqueles servos que o Senhor, ao voltar, achar vigilantes. Em verdade vos digo, ele se cingirá e os fará sentar à mesa, e passando por entre eles, os servirá. E se vier a segunda vigília ou se vier a terceira, e assim os encontrar, bem-aventurados esses servos! Atendei, porém, a isso: se o pai de família soubesse a hora em que viria o ladrão, com certeza haveria de vigiar; e, sem dúvida, não deixaria arrombar a casa. Assim estai também preparados porque à hora em que não cuidardes, virá o Filho do homem.

(5) Ofertório. - (Sl. 88, 24).  - Minha fidelidade e minha misericórdia estarão com ele; e em meu nome se levantará seu poder.

(6) Secreta. - Santificai, Senhor, os dons que vos dedicamos, a fim de que, pelos méritos de vosso santo confessor Domingos, nos sirvam de remédio. Por N.S.J.C., etc.

(8)Com. (Luc. 12, 42). - É o servo fiel e prudente que o Senhor pôs à frente de sua família para dar a cada um, em seu tempo, sua medida de trigo.

(9) Poscom. - Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, concedei que, estando nós oprimidos sob o peso de nossos pecados, sejamos aliviados pela intercessão de s. Domingos, vosso Confessor. Por N.S.J.C., etc.

2 comentários:

  1. Acredito que sua Festa litúrgica seja dia 08 de agosto.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!

    No calendário tradicional a festa de São Domingos é celebrada no dia 04 de agosto.

    ResponderExcluir

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.