3 de agosto de 2011

Segundo Mandamento da Lei de Deus

Certo homem, chamado Ananias, de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade. Com a cumplicidade da mulher, reteve uma parte do preço e foi depositar o resto aos pés dos apóstolos. Pedro, porém, disse: Ananias, por que Satanás se apoderou de teu coração para enganar o Espírito Santo, retendo uma parte do preço do terreno? Por acaso não podias conservá-lo, sem o vender? E depois de vendido, não podias dispor livremente da quantia? Então, por que resolveste fazer isso? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus. Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto. Grande medo tomou conta de todos os que souberam disso. Alguns jovens se levantaram, envolveram o corpo num lençol e o retiraram dali para sepultar.


Passadas umas três horas, entrou também a mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro perguntou-lhe: 'Dize-me: foi por tanto que vendestes o terreno?' Ela respondeu: Sim, foi por esse preço. Então Pedro disse: Por que combinastes tentar o Espírito do Senhor? Olha, já estão entrando pela porta aqueles que sepultaram o teu marido. Eles vão levar também a ti. Ela imediatamente caiu aos pés de Pedro e morreu. Quando os jovens entraram, encontraram a mulher morta e a levaram para sepultar ao lado do marido. Grande medo se apoderou de toda a Igreja e de todos que ouviram tais coisas.


Atos 5, 1-11.


372) Que nos proíbe o segundo Mandamento: não tomar seu Santo Nome em vão?


O segundo Mandamento: não tomar seu Santo Nome em vão, proíbe-nos:


1o pronunciar o nome de Deus sem respeito;
2o blasfemar contra Deus, contra a Santíssima Virgem ou contra os Santos;
3o fazer juramentos falsos ou não necessários, ou proibidos desta ou daquela maneira.


373) Que quer dizer pronunciar o Nome de Deus sem respeito?


Pronunciar o Nome de Deus sem respeito quer dizer: pronunciar este Santo Nome, e tudo o que se refere em modo especial ao próprio Deus como o Nome de Jesus Cristo, de Maria e dos Santos com ira, por escárnio, ou de outro modo pouco reverente.


374) Que é a blasfêmia?


A blasfêmia é um pecado horrível que consiste em palavras ou atos de desprezo ou maldição contra Deus, contra a Virgem, contra os Santos, ou contra as coisas santas.


375) Há diferença entre a blasfêmia e a imprecação ou praga?


Há diferença, porque com a blasfêmia se amaldiçoa ou se deseja mal a Deus, a Nossa Senhora, aos Santos; ao passo que, com a imprecação ou praga, se amaldiçoa ou se deseja mal a si mesmo ou ao próximo.


376) Que é jurar?


Jurar é tomar a Deus em testemunho da verdade do que se afirma ou se promete.


377) É sempre proibido jurar?


Não é sempre proibido o juramento, mas é lícito e até honroso para Deus, quando há necessidade, e se jura com verdade, discernimento e justiça.


378) Quando não se jura com verdade?


Quando se afirma com juramento o que se sabe ou se julga ser falso, e quando com juramento se promete o que não se tem a intenção de cumprir.


379) Quando não se jura com discernimento?


Quando se jura sem prudência e sem madura ponderação, ou por coisas de pequena importância.


380) Quando não se jura com justiça?


Quando se jura fazer uma coisa que não é justa ou permitida, como jurar vingar-se, roubar e outras coisas parecidas.


381) Somos obrigados a cumprir o juramento de fazer coisas injustas ou proibidas?


Não só não somos obrigados, mas pecaríamos fazendo-as, porque são proibidas pela lei de Deus ou da Igreja.


382) Quem jura falso, que pecado comete?


Quem jura falso comete pecado mortal, porque desonra gravemente a Deus, verdade infinita, chamando-O em testemunho do que é falso.


383) Que nos ordena o segundo Mandamento?


O segundo Mandamento ordena-nos que honremos o Santo Nome de Deus, e que cumpramos, além dos juramentos, também os votos.


384) Que é um voto?


Um voto é uma promessa feita a Deus de uma coisa boa, para nós possível, e melhor que a coisa contrária, a que nós nos obrigamos, como se nos fosse preceituada.


385) Se a observância do voto se nos tornasse no todo ou em parte muito difícil, que haveria a fazer?


Podia-se pedir a comutação ou a dispensa ao Bispo próprio, ou ao Sumo Pontífice, conforme a qualidade do voto.


386) É pecado transgredir os votos?


O transgredir os votos é pecado, e por isso não devemos fazer votos sem madura reflexão, e ordinariamente sem o conselho do confessor, ou de outra pessoa prudente, para não nos expormos ao perigo de pecar.


387) Podem fazer-se votos a Nossa Senhora e aos Santos?


Os votos fazem-se só a Deus; pode-se, porém, prometer a Deus fazer alguma coisa em honra de Nossa Senhora ou dos Santos.


(Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã - São Pio X).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.