13 de março de 2012

Admoestações de Santo Estevão da Hungria


Meu querido filho, se você deseja honrar a coroa real, eu recomendo, eu aconselho, eu incito você, acima de todas as coisas, a manter a fé católica e apostólica com tal diligência e cuidado para que você possa ser um exemplo àqueles que foram colocados abaixo de você por Deus, e que todo o clero possa corretamente chamá-lo de um homem de verdadeira profissão cristã. Falhando em fazer isto, você pode estar certo que não será chamado de Cristão ou de um filho da Igreja. Verdadeiramente, no palácio real, depois da fé em si mesma, mantém um segundo lugar a Igreja, a primeira constituída e que se espalhou por todo o mundo através de seus membros, os apóstolos e os santos padres. E embora ela sempre tenha produzido novos filhos, em certos lugares ela é tida como muito antiga. Contudo, querido filho, mesmo agora no nosso reino a Igreja é proclamada nova e recentemente plantada e, por esta razão, ela precisa de mais guardiões prudentes e confiáveis. Mais um benefício que a Divina Misericórdia nos deu imerecidamente que pode ser destruído e aniquilado por sua passividade, indolência ou negligência.

Meu amado filho, delícia do meu coração, esperança da sua posteridade, eu rezo, eu ordeno, que a todo momento e em tudo, fortalecido por sua devoção a mim, você deve ser favorável não apenas para os próximos e os parentes, ou para os mais eminentes, sejam eles lideres ou homens ricos, vizinhos ou compatriotas, mas também para com os estrangeiros e para com todos aqueles que venham até você. Por cumprir seu dever dessa maneira você chegará no mais alto estado de felicidade. Seja misericordioso para todos que sofrem violência, mantendo sempre em seu coração o exemplo do Senhor que disse: “Eu desejo misericórdia e não sacrifício”. Seja paciente com todos, não apenas com os poderosos, mas também para com os fracos.

Finalmente, seja forte, mesmo que a prosperidade te leve muito alto ou que a adversidade te derrube. Seja humilde nessa vida, que Deus irá te elevar na próxima. Seja realmente moderado e não puna ou condene ninguém sem moderação. Seja gentil, para que você nunca se oponha a justiça. Seja honrado, para que você nunca traga desgraça voluntariamente a ninguém. Seja casto, para que você possa escapar da impureza que lembra as dores da morte.

Todas estas virtudes que eu mostrei acima fazem a coroa real e sem elas ninguém esta apto para governar na terra ou de alcançar o reino celeste.

Extraído das admoestações de Santo Estevão ao seu filho Santo Emerico.
Tradução: Rafael Manieri Cardoso Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.