22 de agosto de 2012

Imaculado Coração de Maria

22 de agosto - Festa do Imaculado Coração de Maria. 

Depois de ter em plena guerra consagrado o gênero humano ao Imaculado Coração de Maria para o colocar por este modo debaixo da particular proteção da Mãe do Salvador, S. Santidade Pio XII decretou em 1944 que todos os anos se celebrasse doravante na Igreja inteira uma festa especial em honra do Coração Imaculado no dia 22 de Agosto, Oitava da festa da Assunção. É já antiga a devoção ao Coração Imaculado de Maria. No século XVII propagou-o muito São João Eudes juntamente com a do Sagrado Coração de Jesus. No século XIX, Pio VII e depois Pio IX concederam a várias Igrejas particulares uma festa do «Coração Puríssimo de Maria», fixada primeiramente no Domingo dentro da Oitava da Assunção e mais tarde no Sábado que se segue à festa do Sagrado Coração. Pio XII transferiu-a para 22 de Agosto e designou-lhe como principal intenção pedir, por intercessão da Santíssima Virgem, a «paz para os povos, a liberdade da Igreja, a conversão dos pecadores, o amor da pureza e prática da virtude» (Dec. de 4 de Maio de 1944).

"Naquele tempo: Estavam de pé junto à cruz de Jesus Sua Mãe e a irmã de Sua Mãe, Maria mulher de Cléofas e Maria Madalena. Jesus, pois, tendo visto Sua Mãe e o discípulo que Ele amava, o qual estava presente, disse à Sua Mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa". (Jo 19, 25-27)


Fonte: Missal Quotidiano e Vesperal: por Dom Gaspar Lefebvre. Bruges, 1951, p. 1579-1580; 1581.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.