4 de outubro de 2012

O verdadeiro Francisco de Assis não era um Gnomo de Jardim

By Fr. George William Rutler

Em 4 de outubro, devemos dar graças a um dos mais conhecidos e também menos conhecidos de todos os santos. Menos conhecido, sim, pois Francisco de Assis não era um gnomo de jardim, um hippie de olhos meigos brincando com animais e abraçando arvores. Gnomos de jardim não carregam os Estigmas de Cristo.

Um vegetariano? Ele repreendeu um frade que queria se abster de carne em um dia de festa e disse que no natal ele iria “marchar a parede com carne”.
Um iconoclasta? Ele foi meticuloso com as cerimonias da Missa, insistindo que cada vaso sagrado e vestimenta fossem os melhores, e sua regra expulsava qualquer frade que se separava do Papa no menor artigo de fé.

Um pacifista? Ele se juntou a Quinta Cruzada, fervendo desde que 11 mil muçulmanos invadiram Roma e profanaram as tumbas de Pedro e Paulo no ano de 846. Ele foi ao Norte da África em 1219 para converter os Muçulmanos e enfrentou o Sultão al Malik al-Kamil, que tinha acabado de massacrar 5 mil Cristãos em Damietta. Francisco sem medo disse ao Sultão: “É justo que Cristãos invadam a terra que você vive, pois você blasfema o nome de Cristo e aliena com sua adoração todos que puder”. Quando conselheiros pediram a decapitação de S. Francisco de acordo com a lei muçulmana, o Sultão ficou tão tocado com a humildade de Francisco que apenas mandou o espancar, acorrentar e prender, e depois o libertou.
Nós estamos comprometidos com desafios similares hoje. Claro, nós estamos conscientes da crise no Oriente Médio, mas, a luta é global. Considerem a Nigéria, aonde a população católica no ultimo século cresceu para próximo de 20 milhões, sendo que próximos de 70% são da etnia Igbo, o que muito consterna os 85 milhões de muçulmanos. O governo parou a transmitir Rede de Televisão Eternal Word. Eu trabalhei nesta mundial rede Católica por quase 25 anos e tive muitos amigos Nigerianos. Dois dias depois dos bispos Nigerianos objetarem a Censura, uma Igreja Católica foi destruída por Muçulmanos, matando e ferindo muitos fiéis. Isso parece estar escondido do radar de nosso governo e da grande mídia.
Que São Francisco seja nosso modelo de como lidar com as ameaças dos nossos tempos, não enfraquecidos por sentimentalismo e relativismo, mas armados com o zelo franciscano pela conversão das almas, nós podemos não ter o charme de Francisco, mas temos nos nossos corações e igrejas o mesmo Deus. De qualquer forma, a popular “oração de S. Francisco” que começa com “faça de mim um instrumento de vossa paz” é na verdade um trabalho de um autor anônimo, que a publicou na França em 1912. É vaga teologicamente e faltam menções a Cristo, expressa a heresia semi-pelagiana indigna da precisão teológica de S. Francisco. (...)

Fonte: New Advent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.