26 de março de 2013

O Cristão sofre por si e pelos outros

Os seguidores de Cristo aprendem a sofrer, mas agora é num outro sentido que repetimos a sentença: aprendem a sofrer, não somente porque adquirem ouvido mais fino para os desconcertos do mundo, mas também, e sobretudo, porque adquirem a compreensão do valor positivo e construtivo da dor. Aprendem a sofrer para os outros e pelos outros. Se é verdade que o mundo anda cheio de aflições é também verdade que nem sempre os homens as sentem como deveriam sentir. Ora, é preciso que as injustiças sejam sentidas como injustiças, que o mal seja visto como mal, que as ofensas a Deus sejam compreendidas como ofensas a Deus; e por isso é necessário que uma equipe assuma na carne esta dívida tremenda, e que chore por seus olhos as lágrimas dos outros. É através de um sutil mecanismo que o mundo não conhece, mas dele se beneficia, essas lágrimas trarão alívio àqueles que não as choraram. Pelos outros como vítimas oferecidas, e para os outros como pagadores de um resgate, assim aprendem a sofrer os que caminham na sequela do Homem das Dores.

Gustavo Corção, "Claro Escuro", p; 126-127

É com esta meditação, caros leitores, que desejamos a todos vocês uma ótima semana santa. Ofereçamos nesta semana especialíssima em que unimos nossos pequenos sacrifícios ao Sacrifício de Cristo, as nossas pequenas penitências quaresmais às grandes penitências do Homem Deus; ofereçamo-las pela conversão das almas, em especial as mais empedernidas, que não possuem quem as ofereça por elas.

Todos os Santos e Santas do Céu, rogai por nós!

Att.,
In corde Iesu et Mariae,
Grupo São Domingos de Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.