22 de novembro de 2010

A vida de Santa Brígida

A vida de Santa Brígida

image Santa Brígida nasceu em 1302 na majestosa província de Uppsala (Suécia), no Castelo de Finsta em Norrtälje. Seus pais pertenciam a uma Família Real, eram cristãos fervorosos e extremamente piedosos, em tudo conciliavam a fé com a vida. Era uma família admirada por toda a corte e até em outros reinos.

A pequena Brígida até os 3 anos de idade, não falava, de repente falou com facilidade e desenvoltura. Aos 7 anos de idade teve a sua primeira experiência mística: ela viu Nossa Senhora que lhe sorriu e colocou sobre sua cabeça sua majestosa coroa e depois desapareceu.

Com a idade de 10 anos depois de ouvir um sermão na igreja local sobre a Paixão de Cristo, ficou muito impressionada com as crueldades e terríveis sofrimentos. Alguns dias depois, teve uma visão de Cristo pregado na cruz, coberto de chagas, e o Senhor lhe disse essas palavras: “Olha em que estado me encontro, minha filha.” Ela perguntou: “Jesus quem te fez isto?” – Nosso Senhor respondeu: “Aqueles que me ofendem e não querem o meu amor”. Essa visão deixou uma profunda e indelével marca em seu coração.

Também aos 10 anos, experimentou a dor da separação, sua Mãe adoece gravemente e falece em 1312. Seu pai sentindo-se desorientado, enviou a pequena Brígida a casa de sua cunhada Catarina, em Aspanäs.

Ao completar 14 anos de idade, e atendendo as ordens de seu pai e parentes casa-se com Ulf Ulväsa, príncipe da Nércia. Foi com quem viveu um matrimônio feliz por 28 anos e como frutos desse casamento tiveram 8 filhos (4 meninos e 4 meninas).

Carlos, o mais velho, tornou-se homem de vida desregrada. Dois meninos morreram ainda crianças e o quarto era Gudmaro. As mulheres se casaram, porém a terceira ficando viúva tornou-se religiosa e santa e foi canonizada como – Santa Catarina da Suécia e a quarta entrou para a Ordem de Cister, também como religiosa.

Santa Brígida com seu marido, realizaram muitas peregrinações a lugares santos, inclusive a Santiago de Compostela. Em comum acordo, fazem votos a Deus e a ele se consagram interamente. Foram morar em uma humilde casa perto do Mosteiro de Alvastra. Contudo, Ulf é acometido de grave enfermidade e não suportando, vem a falecer no ano de 1344. Santa Brígida permanece na mesma casa por mais 4 anos em oração e penitência.

Foi nessa época, e depois de distribuir todos os seus bens, que as visões se tornaram mais numerosas e freqüentes. As revelações divinas não eram mais através de sonhos, mas sim quando estava desperta e em oração. Muitas vezes ficava em êxtase.

Certa vez Jesus lhe disse: "Brígida o que eu te falo, não é somente para ti, ... Mas por meio de ti falarei ao mundo." Santa Brígida era a primeira na sucessão real, era Princesa Real de Suécia. Todavia, invocando o Espírito Santo consegue se esquivar da realeza para se dedicar unicamente ao Reino de Deus.

As visões e revelações de Santa Brígida se referiam aos assuntos mais polêmicos de sua época; muitos reconheceram que graças a essas visões muitos acordos de Paz foram firmados, acertos políticos entre estados, se deram graças as revelações de Brígida. Todas essas visões foram escritas em latim pelo prior do Mosteiro de Santa Maria, Pe. Pedro de Skninge, era o confessor e confidente de Santa Brígida.

Segundo Santa Brígida, e por revelação Divina, fundou-se em Vadstena um Monastério e, mais adiante, a ordem do Santíssimo Salvador. Seu ministério apostólico compreendeu sua austeridade, sua devoção e peregrinação aos Santuários, sua severidade consigo e sua bondade com o próximo e sua entrega e sua entrega total aos cuidados dos pobres e doentes.

Em 1349, Santa Brigída viajou para Roma a fim de conseguir autorização do Papa para fundar a nova ordem. Enquanto aguardava a volta do Papa de Avijnon, ela foi residir perto da Igreja de São Lourenço e nas imediações esmolou em favor dos pobres e necessitados.

Foi nesse tempo de espera que visitou Assis, Nápoles etc. Somente em 1368 conseguiu de Urbano V, que depois de varias modificações; a aprovou das regras.

Em 1371 viajou a Terra Santa, regressou a Roma em 1373, e já estava com 71 anos, Santa Brígida sente suas forças desaparecer, vindo a falecer logo em seguida; foi sepultada na Igreja de São Lourenço, em Roma. Mais tarde seu corpo é transladado para a Suécia em atenção ao seu pedido. Em 1377, foi publicada a primeira edição da obra “Aparições Celestiais”. Santa Brígida foi canonizada em 1391, e elevada a categoria de patrona da Suécia e Copatrona da Europa.

A Ordem por ela fundada perdura até hoje com o nome de: “Ordem do Santo Salvador Chamada Ordem Brigidina”.

O Tempo Presente e as Profecias de Santa Brígida

(Nosso Senhor a Santa Brígida) Referindo-se aos Últimos Tempos, disse:

“40 anos antes do ano 2000, o demônio será deixado solto, por um tempo. Um sinal dos eventos que marcarão o fim dos tempos”, continua Santa Brígida, “será: Os sacerdotes deixarão de usar hábito santo e se vestirão como pessoas comuns; as mulheres se vestirão como os homens e os homens como as mulheres”. “…Esta é a hora de Satanás, que tem a infame intenção de destruir a Minha Criação. Grita, a alta voz, Minha filha, porque esse dia está próximo e Satanás apressa-se a devastar nação a nação. O Meu Coração está despedaçado…”

O restante das profecias de Santa Brígida é facilmente encontrado na internet, contudo, todo cuidado é pouco com o restante do conteúdo dos sites que as contém.

“Senhor Nosso Deus, que revelastes a Santa Brígida, os mistérios celestes, quando meditava a paixão do Vosso Filho, concedei-nos exultar de alegria na revelação de Vossa glória.”

Retirado do site: http://indexbonorvm.blogspot.com

2 comentários:

  1. Ótimo artigo, Obrigada por postá-lo.

    Ha alguns anos atrás eu vivi na Suécia. Infelizmente, a população Sueca de hoje em nada se assemelha com a devoção de Sta Brigitta (como é chamada em Sueco). O país, que hoje já nem é católico, mas de maioria protestante, da religião do Estado - a Igreja Sueca - é bastante secularizado, e materialista. Aborto legalizado ha anos, união do mesmo sexo, idem. Etc...

    Ao menos a Suécia nos deu uma santa tão doce e inspiradora como a Sta Brigida. Deus é maravilhoso e quem sabe Ele não nos reserva no futuro uma grande conversão da Europa e sua volta aos valores Cristãos!

    Em Cristo,
    Helen

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando divulgar as mensagens do céu a Santa Brigida. Mas, reconheço que para viver as mensagens do céu temos que ter Missas pra que o Espírito Santo venha e façamos a vontade de Deus-Pai (As mensagens do céu se incluem!)

    ResponderExcluir

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.