5 de janeiro de 2011

Tempo da Epifania

Epifania do Senhor

No dia 6 de Janeiro celebra-se a festa dos santos reis ou da Epifania (dia de guarda). É uma das festas mais antigas. Chama-se Epifania, isto é, manifestação, porque Jesus Cristo se manifestou aos magos, primeiros gentios que chamou à fé. Evangelho: Adoração dos magos. São Mateus, 2, 1-12.

Domingos depois da Epifania


Os Evangelhos dos seis domingos depois da Epifania sintetizam o magistério de Nosso Senhor Jesus Cristo.

I Domingo: A preparação remota: Jesus entre os doutores: São Lucas, 2, 42-52.

II Domingo: A preparação próxima, pelo primeiro milagre: As núpcias de Cana: São João, 2, 1-11.

III Domingo: Os efeitos do ensino de Jesus naqueles que mostram boa vontade: Cura de um leproso e do servo do centurião: São Mateus, 8, 1-13.

IV Domingo: O fundamento necessário para aceitar a doutrina de Jesus é uma fé firme e constante, que faltava aos discípulos, achando-se no lago de Genesaré: Jesus aplaca a tempestade: São Mateus, 8, 23-27.

V Domingo: As dificuldades e os obstáculos que se opõem à promulgação e ao efeito do ensino de Jesus: O joio no meio do trigo: São Mateus, 13, 24-30.

VI Domingo: Os efeitos externos e internos dessa doutrina: Parábola do grão de mostarda e do fermento: São Mateus, 13, 31-35.

Nota: No dia 2 de Fevereiro celebra-se a festa da Purificação, chamada a Candelária. Mandava a lei de Moisés que os pais levassem ao templo os primogênitos, 40 dias depois de nascidos, para serem consagrados a Deus, e depois resgatavam-nos. Pela mesma lei as mulheres depois do parto não se apresentavam ao templo como impuras, por 40 dias, se lhes nascera um menino, ou 80 dias, se uma menina. No fim desse prazo se apresentavam para serem purificadas. Nesse dia a Igreja benza as velas e as leva em procissão, antes da Missa solene, em memória da profecia do velho Simeão: “Meus olhos viram o Salvador que preparastes ante os olhos de todas as nações, como luz para ser revelada aos gentios”.

Evangelho: Apresentação de Jesus no Templo: São Lucas, 2, 22-32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.