8 de maio de 2011

Longe do Mundo, mas Perto da Crise

Normalmente, depois que adquirimos descobrimos que existe uma profunda crise na Santa Igreja ficamos como que perdidos, sem saber exatamente o que fazer, já que de boa-fé achávamos que vivíamos a verdadeira fé católica. Se você  já está consciente da crise da Santa Igreja e deseja viver como um verdadeiro católico mas infelizmente não há sacerdotes que guardem com fidelidade o magistério da Santa Igreja em sua cidade; oferecemos alguns conselhos a seguir:



1o.) Viva a fé do Católico: busque sua santificação pessoal crendo firmemente na boa nova deixada por Nosso Senhor Jesus Cristo e viva segundo ela. Leia o catecismo da Santa Igreja, segundo o seu magistério de sempre (ou seja, não leia o catecismo progressista) – leia o Catecismo Romano e/ou Catecismo de São Pio X, por exemplo. Lembre-se: o verdadeiro cristão é aquele que é batizadocrê e professa a doutrina cristã e obedeceaos legítimos Pastores da Igreja (hoje em dia, infelizmente, é necessário acrescentar: quando estes mesmos batizados, creem e a professam). Busque uma vida plena que seja ao mesmo tempo contemplativa (ou interior - consiste em olhar, admirar, e amar as maiores verdades e nos volta diretamente Àquele que É) e ativa (ou exterior – cuidar de nós mesmos e do próximo); – evidentemente a vida ativa está subordinada à vida contemplativa, pois o fim último de todas as coisas é Deus. Portanto, aprenda o credo e as orações católicas; aprenda o decálogo (os dez mandamentos da Lei de Deus) e os mandamentos da Santa Igreja; por fim, mas não finalmente, aprenda sobre os sacramentos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo – Batismo, Confirmação ou Crisma, Eucaristía, Penitência ou Confissão, Extrema Unção, Ordem, Matrimônio.


2o.) Crie bons hábitos e bons modos: aprenda as virtudes e evite os vícios ou pecados capitais – orgulho ou soberba, inveja, ira, preguiça ou tristeza/acídia, avareza, gula, luxúria. Levante-se sempre que possível na mesma hora e evite alterar a mesma sem justificativa; ofereça, logo ao acordar, todo o seu dia a Deus, fazendo prontamente o sinal da cruz; sempre que possível reze de joelhos e nas orações da manhã além do Credo e do Pai Nosso faça três Ave-Marias em honra do Coração Imaculado da Santíssima Virgem Maria para obter uma grande pureza de coração, de corpo e espírito; vista-se com modéstia - sem ostentação e sem negligência – ou seja decentemente. Se possível, faça uma meditação durante meia hora ou quinze minutos. À noite, igualmente em uma hora fixa, repita as orações da manhã e faça um exame de consciência; diga os atos cristãos – contrição e confiança - e as Ladainhas da Santíssima Virgem. Depois, havendo mais algum tempo, leia alguma coisa acerca do que planeja meditar no dia seguinte. Estando já na cama ocupe o espírito na meditação do dia seguinte, no pensamento da morte ou em qualquer outro santo pensamento. Poderá, ainda, rezar as orações jaculatórias, até que venha o sono. Durante toda a semana faça leituras espirituais, reze sempre o terço e faça as mortificações prescritas pela Santa Igreja, como, por exemplo, a abstenção de carne às sextas-feiras. Ao recitar o terço, faça-o meditando em seus mistérios e, sendo possível, reze-o em família. Nas horas mais importantes do dia, pelo menos, reze uma Ave Maria e às 18 horas a oração do Angelus. Ao entrar em casa e ao sair crie o hábito de dizer:"Jesus Maria e José, eu vos amo; não permitais que eu vos ofenda". Jejue nos sábados e nas vésperas das sete festas de Maria Santíssima. Procure fazer uma novena com preparação para cada uma delas, bem como as do Natal, Pentecostes e de seu Santo Patrono. Se possível, traga consigo escapulários ou algumas medalhas piedosas para inspirar aos outros a devoção à Maria Santíssima e aos Santos e Anjos. Evite descumprir seus deveres de estado e colabore como puder para o bem comum.



3º.) Seja piedoso e penitente: faça sempre que possível uma confissão e nunca participe do Sacramento da Eucaristia se não tiver certeza de que não incorre em pena de pecado mortal. Saiba que os atingidos pelos nossos pecados são sempre três: Deusnós mesmos e o próximo. Aprenda e pratique as obras de penitência ou satisfação que são três: oraçãojejum e esmola. Lembre-se que pela oração aplacamos a Deus; pela esmola, damos satisfação ao próximo; pelo jejum, infligimos castigo a nós mesmos (satisfação da alma). Oração é toda espécie de exercício de piedade; jejum é toda espécie de mortificação; esmola é toda e qualquer obra de misericórdia espiritual e corporal. Procure saber das qualidades do seu confessor e, conforme for, você poderá fazer o sacramento da penitência em sua própria cidade (não é nada recomendável ficar em estado de pecado mortal por muito tempo).




As sete obras de Misericórdia espirituais


1. Dar bom conselho aos que pecam.

2. Ensinar os ignorantes.

3. Aconselhar os que duvidam.

4. Consolar os tristes.

5. Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.

6. Perdoar as injúrias por amor de Deus.

7. Rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos.



As sete obras de Misericórdia corporais


1. Dar de comer a quem tem fome.

2. Dar de beber a quem tem sede.

3. Vestir os nus.

4. Visitar e resgatar os cativos.

5. Dar pousada aos peregrinos.

6. Visitar os doentes.

7. Enterrar os mortos.



4o.) Procure saber qual é comunidade verdadeiramente católica mais próxima da sua cidade: sempre que puder procure assistir a Santa Missa segundo o rito de sempre (Tridentino) neste local. Antes, porém, verifique se o sacerdote é fiel ao magistério da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.Santo Agostinho dizia que os fieis devem estar unidos antes pela doutrina e após pela liturgia. Com efeito, as missas de progressistas, padres bi-ritualistas, cismáticos e sedevacantes são perigosas para a fé e para o magistério da Santa Igreja. Esteja atento para o fato de que a crise na Santa Igreja não é uma mera questão da majestade da Missa Tridentina ou qualquer outra espécie de fator exterior, mas sim do fato de que o exterior fala das coisas “de dentro”, sendo portanto uma questão teológica. Há uma feliz expressão latina que exemplifica tudo isto – LEX ORANDI, LEX CREDENDI; LEX CREDENDI, LEX ORANDI. Lembre-se que a Santa Missa de sempre, tradicional celebrada no rito tridentino afirma com precisão e sem evasivas toda a fé católica, ao passo que estas outras são indiferentes aos dogmas e ao magistério da Santa Igreja e por vezes podem constituir-se em ofensas a Nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos evitar ser cúmplices disto e nunca é demais dizer que uma única Missa é muitíssimo mais preciosa que até mesmo o próprio martírio. É coisa muito séria isto. Se, entretanto, infelizmente só há comunidade católica em outro estado, dê graças a Deus por não ficar em outro país! Comece a elaborar um plano para poder viajar para a localidade mais próxima. Escolha uma data e partir de tal dia comece a trabalhar para viabilizar este projeto. Quando conseguir finalmente chegar até à Igreja, explique ao Padre as suas intenções e ele se encarregará de o ajudar. Lembre-se, os meios informatizados estão disponibilizados e difundidos em quase toda a parte e você poderá abreviar muitas questões mantendo contato via e-mail, sobretudo com os sacerdotes que vier a conhecer. Assista então à Santa Missa todas as vezes que puder quando lhe for permitido. Vá então planejando outras viagens e quem sabe até mesmo aos lugares santos. Pode ser que você precise de longos períodos de tempo para assistir à Santa Missa umas poucas vezes. Dê graças a Deus por isso, porque Deus lhe deu a oportunidade de maturar sua fé pelo esforço. Faça ainda determinações para que você, ao menos em uma das importantes festas da Igreja, possa visitar seus irmãos na fé e assistir a Santa Missa. Tenha atenção, sobretudo, em relação à Páscoa donde a Santa Igreja determina expressamente que os fiéis comunguem (evidentemente sem estar em pecado mortal).




5º.) Em sua cidade faça visitas ao Santíssimo Sacramento e o exercício da Comunhão Espiritual: Faça a adoração do Santíssimo Sacramento e reze em frente às imagens de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem e dos Santos que houver na igreja. Aprenda sobre a comunhão espiritual ou de desejo e as faça sempre que sua dignidade o permitir.


Fonte: http://indexbonorvm.blogspot.com

Um comentário:

  1. Nossa, quantas verdades neste artigo, a começar pelo seu título! "Longe do mundo, perto da crise"... É assim que me sinto. Deus tenha pena de nós.

    ResponderExcluir

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.