4 de novembro de 2011

São Carlos Borromeu, Bispo e Confessor


Fonte: Revista Catolicismo (novembro de 1992) 
Um Santo que rivalizou com os Anjos pela elevação de pensamentos e por obras insignes, destacando-se por seu desapego às honras, combate às heresias e empenho na reforma dos costumes.

Por Luís Carlos Azevedo

O relógio acabava de marcar oito horas da noite em São Paulo, quando meu automóvel transpôs uma ponte sobre o poluído e mal-cheiroso rio Tietê. Eu me dirigia ao bairro de Santana, e ia refletindo sobre como abordar a vida de São Carlos Borromeo nas páginas de Catolicismo. Para tanto, a iluminação elétrica ao longo do leito do rio foi-me sugestiva... 

A noite era densa. Entretanto, havia sobre o Tietê toda uma área de claridade, que resultava das lâmpadas que ali fendiam as trevas. 

De maneira simbólica, essa era a situação do mundo no tempo de São Carlos Borromeo (1538-1584), cuja festa celebramos a 4 de novembro: densa de trevas de pecado, de heresias, de irreligião. Contudo, naquele contexto –– menos infame que o de nossos dias, diga-se de passagem ––,foi ele uma lâmpada acesa para romper as trevas. Lâmpada de fidelidade, de afirmatividade e de coragem católicas, projetando a luz da verdadeira doutrina da Igreja, dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Milão, a 2 de outubro de 1538, na nobre família dos Borromeos –– honrada com personagens ilustres, entre os quais um Papa e alguns Cardeais da Santa Igreja ––, uma misteriosa luz resplandeceu sobre a casa onde ele nascia, indicando por antecipação o quanto aquele menino deveria ser admirável em santidade. 

A tenaz protestante-muçulmana 

Triste era a época em que São Carlos viveu: já iam longe os dias esplendorosos de intensa religiosidade dos tempos medievais! Enquanto o luteranismo devastava a Alemanha e a Península Escandinava, o calvinismo se lançava com violência sobre o centro e o sul da Europa, visando, ambos, aniquilar a Santa Igreja. Simultaneamente, surgia nas ilhas britânicas o anglicanismo. E todas essas heresias tinham por meta comum oprimir, e, se possível, extirpar o culto católico. 

Enquanto no seio da Cristandade ardiam violentas lutas de religião, um inimigo externo a ameaçava com virulência: o islamismo. Alguns Papas da Renascença, desde Nicolau V até Paulo III, pregaram cruzadas contra o Crescente. E foi só no último ano do pontificado do Papa Pio IV (1559-1565), tio de São Carlos Borromeo, que os otomanos foram expulsos da ilha de Malta, no Mediterrâneo. Sendo que, no pontificado seguinte, de São :Pio V, a Europa foi duravelmente preservada da ofensiva muçulmana devido à célebre batalha de Lepanto (1571). Foi necessário chegarmos ao século XX, para que essa ameaça se fizesse novamente presente... 

Tantos males eram ainda agravados pela corrupção geral dos costumes. A Itália estava de tal modo acometida por ela, que em Roma o povo chegava a dizer que, se as mulheres de má vida fossem expulsas, a cidade ficaria vazia... 

A restauração da vida da Igreja 

Urgia uma profunda renovação da vida da Igreja de então. Essa obra de restauração foi realizada por uma plêiade de homens, cheios do Espírito Santo, obedientes aos dogmas católicos e à legítima autoridade da Santa Igreja. Trabalharam eles com zelo abrasado, empreendendo incansável e enérgica atividade, não só para a sua própria Silntificação –– neste sentido, tiveram papel decisivo os célebres Exercícios Espirituais, de Santo Inácio –– mas também pela conversão de seus contemporâneos. 

A base dessa restauração foi o Concílio de Trento, concluído por obra do Papa Pio IV. E nesse empreendimento se cifravam as melhores esperanças dos fiéis.
A partir de Trento, Pio IV transformou a Cúria Romana, reformando seus tribunais e estabelecimentos de ensino. É preciso que se diga, desde logo, que nessa empresa monumental teve papel inapreciável, estando junto do Papa como conselheiro e Secretário de Estado, seu sobrinho, São Carlos Borromeo, quem, juntamente com São Caetano de Thiene, São Felipe Neri, São Tomás de Vilanova e Santo Inácio de Loyola, encarnava a legítima expressão da restauração católica no século XVI. A lembrança de sua atividade apostólica se perpetuará até a consumação dos séculos, ocupando ele um lugar destacado em tal restauração, conhecida como Contra-Reforma. 

Títulos honoríflcos prodigiosos 

Já aos vinte e dois anos de idade, o jovem Carlos acumulava uma abundância prodigiosa de situações e de títulos: 

Cardeal, Secretário de Estado da Santa Sé, Administrador do Arcebispado de Milão, protetor de Portugal e da Baixa Alemanha, legado papal em Bolonha, protetor dos Carmelitas, dos Cônegos de Coimbra, dos Franciscanos, da Ordem de Cristo, Grande Penitenciário da Igreja. 

Funções tais que poderiam tê-lo feito perder a cabeça, se não fosse o fato de São Carlos, exímia e devotamente, fazer com assiduidade os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que são de molde a conduzir a alma ao mais completo desapego. Assim, soube ele conciliar admiravelmente a vida em meio a honrarias, indispensáveis para o esplendor da Igreja, com a humildade interior. 

Perfil moral 

Nessa idade, já havia o Santo adquirido uma experiência da vida e um grau de sabedoria e de inteligência nada comuns num jovem. Seus biógrafos no-lo apresentam magro, de nariz curvo, com fisionomia sem charme, mas da qual se irradiava uma expressão de calma, de energia, de eficácia operativa e de lúcida coragem verdadeiramente incomparáveis. E tudo isso fruto de uma profunda vida de piedade e espírito sobrenatural. 

O exemplo de sua vida de renúncias e mortificações era uma resposta viva aos motejadores que pretendiam ver em tantos títulos uma manifestação do nepotismo da parte do Papa, seu tio. A ponto de seu panegirista poder dizer, sem contradita, em sua oração fúnebre: 

“Em matéria de riquezas, Carlos não conheceu senão aquilo que um cão recebe de seu dono: água, pão e palha”... 

Seu prestígio como administrador era tal que o povo romano, a Cúria e os Cardeais pensaram em oferecer-lhe a tiara pontificia, após a morte de seu tio. Carlos, contudo, aspirava tornar-se um camaldulense* completamente isolado, e atuou afincadamente para a eleição do Cardeal Ghisleri, futuro São Pio V. 

Aplicando as normas do Concílio de Trento 

Terminadas as sessões do Concílio de Trento, São Carlos Borromeo considerou que deveria ser o primeiro a dar o exemplo de obediência às determinações conciliares sobre residência episcopal, instalando-se definitivamente em sua Arquidiocese de Milão. 

A situação ali era realmente lamentável: sacerdotes relaxados, que chegavam a ignorar a fórmula da absolvição; igrejas vazias, a ponto de algumas delas servirem de granjas; alguns mosteiros tão decadentes que, em seus refeitórios, se realizavam bailes mundanos, casamentos e banquetes. 

São Carlos Borromeo consagrou-se por inteiro a combater tantos desmandos.

A 23 de setembro de 1565 entrou ele solenemente em Milão e, incontinenti, reuniu um concílio provincial, para o qual convocou todos os sufragâneos, a fim de promulgar os decretos tridentinos e fazer conhecer suas intenções. A seguir, trouxe para junto de si os melhores auxiliares que pôde conseguir, com o intuito de empreender essa grande obra de restauração: jesuítas, teatinos, barnabitas e clérigos da novel Congregação dos Oratorianos, fundada por São Felipe Neri. 

Seminários Maiores foram criados. Em Pavia, o célebre Colégio Borromeo; em Milão, o Colégio Suíço. Uma firme disciplina foi restaurada e os padres faltosos convidados a se recolherem em casas de retiro. Nos mosteiros, nada mais de festas e bailes. As religiosas de clausura receberam ordem de colocar grades sólidas em suas janelas, a fim de que os galãs não pudessem mais transpô-las... 

É claro que uma tal ação não podia agradar a todos, contando São Carlos com adversários declarados ou velados. Houve uns tais.”humilhados”, ramo degenerado de uma espécie de ordem terceira beneditina, que haviam se enriquecido no comércio de lã, vivendo num luxo escandaloso. São Carlos quis reduzi-los à compostura, e um deles, um tal Farina, durante a celebração do Santo Sacrificio da Missa, tentou atingi-lo com um tiro de arcabuz. 

A peste de 1576 

A glória de São Carlos Borromeo deveria chegar a seu ponto culminante em 1576, quando a cidade de Milão foi atingida por uma epidemia das mais terríveis da época. Os pestíferos morriam de frio ou de fome, não havendo quem se apiedasse deles. Eram entretanto visitados pessoalmente pelo Santo, que para eles celebrava a Missa, levando-lhes o Santo Viático. Chegou mesmo a vender todos os seus bens, inclusive sua mobília e vestuário, para socorrê-los!

O Santo Arcebispo se impunha pelo prestígio de sua força de vontade, de sua santidade e de seu exemplo. O povo o venerava. 

Defende a Suíça das Inovações protestantes

Hislóricas foram suas visitas à Suíça, onde criou instituições católicas de grande importância, e onde recebiam jubilosamente o “Santo Bispo”. Foi São Carlos Borromeo quem introduziu na Suíça a Companhia de Jesus e a Ordem dos Capuchinhos, defendendo os católicos contra as inovações protestantes. 

No ano de 1584 quando, segundo seu costume, se retirara para fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, sofreu redobrados acessos de febre, que lhe consumiram as forças, vindo a expirar a 3 de novembro daquele ano. Suas últimas palavras foram: “Eis, Senhor, eu venho, vou já”

Em tempos de São Carlos Borromeo, o mundo estava imerso no contrário daquilo que ele pensava, queria e esperava. Mas o admirável Arcebispo de Milão nos legou o exemplo de um batalhador que se sacrifica e se imola, com vistas a extirpar a irreligião, as heresias e os pecados, para o Reino de Cristo ser efetivo sobre a Terra. 

Seguindo seu exemplo, peçamos a Nossa Senhora que também nós façamos brilhar a luz de nossas convicções católicas, e assim proclamarmos as verdades eternas, em meio às trevas que toldam os horizontes de nossa época neopagã, muito pior do que os tempos em que viveu São Carlos Borromeo.
___________________

*Camaldulense: religioso da Ordem dos Camáldulos. Trata-se de monges eremitas segundo a regra beneditina, instituídos no ano 960 por São Romualdo no povoado chamado Camaldoli, na Toscana, a 40 quilômetros da cidade de Florença (Itália). Vivem no recolhimento e no silêncio mais absolutos. 

Obras consultadas: 

1. Carta Encíclica Editae Saepe, de São Pio X, 29-5-1910 in AAS, 2 (1910), pp. 357-80.
2. Enciclqpedia Cattolica, Casa Editrice Sansoni, Firenze (Itália), 1949, vol. III
3. Daniel-Rops, L'Église de la Renaissance et de la Réforme, Arthême Fayard, Paris, 1955.
4. Ludovico Pastor, Historia de los Papas, Gustavo Gili Editor, Barcelona, 1929, vol.XV.
5. Le Bréviaire Romain, Labergerie, Paris, fascículo 13.
6. L’Abbé Rohrbacher, Vies de Saints, Gaume Freres, Libraires-Éditeurs, Paris, 1854, tonto VI.
7. João Batista Lehmann, Na Luz Perpétua, Livraria Editora "Lar Católico" ,Juiz de Fora (MG), 1950, vol. lI.
8. Sto. Antonio Maria Claret, Selectos Panegíricos, Imprenta de Pablo Riera, Barcelona, 1861, tomo VII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.