26 de julho de 2014

Uma conversão, pelo Sagrado Coração de Jesus

Um pecador convertido testemunha:

    "Na véspera de minha Primeira Comunhão prometi solenemente a Jesus amá-lo sempre... Mas, ai! fui vítima dessas pragas terríveis que, hoje em dia, fazem tantos perderem a virtude e a honra: as más companhias e as leituras perigosas.
     Aos vinte anos era o maior libertino de minha cidade. Trinta anos seguidos acrescentei feridas sobre feridas.
     Por acaso, passei por Paray-le-Monial. A cidade estava em festa. Surpreso, aproximei-me de uma mulher e perguntei:
    - Que é que está acontecendo?
    - Como? O sr. não sabe? É a grande peregrinação, respondeu ela.
    - Para quê?
    - Para honrar o Coração de Jesus.
    - O Coração de Jesus? onde está? posso vê-lo?
    - Não se pode ver. O Sagrado Coração manifestou-se a uma religiosa da Visitação, Santa Margarida Maria, e recomendou-lhe que trabalhasse para que este Coração fosse honrado por todos os homens.
    - Onde fica a Visitação?

    Seguindo as indicações daquele boa mulher, dirigi-me ao célebre santuário. Cheguei à Visitação. Quis entrar na capela, mas estava repleta de gente. Esperando que a multidão se dispersasse, olhava em torno de mim. Em que pensava eu? Eu mesmo não sei. Meus olhares se fixaram, com curiosidade, numas franjas de tela branca, sobre as quais resplandeciam, em vermelho, umas inscrições. Li: Promessas de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria.
    Fui percorrendo, uma por uma, todas as inscrições. Muitas frases me pareciam sem sentido. Eram para mim um enigma aquelas palavras: "Graça... favor... misericórdia... tibieza... perfeição... Mas uma frase feriu-me logo o coração: 'Dareu aos sacerdotes o poder de comover os corações mais empedernidos'.
    No mesmo instante veio à tona toda minha impiedade. 'Comover os corações mais endurecidos... Assim está escrito... Pois bem, veremos se é verdade. Por que não tirar a prova?
    Chamarei um sacerdote. Que palavras dirá tão inspiradas que possam comover um coração como o meu?' E eu ria, batendo no peito.
    Naquele momento passou perto de mim uma religiosa. Voltando-me para ela, bruscamente, disse-lhe: 'Queria falar com um sacerdote de Paray-le-Monial'. Ela me introduziu numa pequena sala. A seguir, entrou um sacerdote. Encontramo-nos frente a frente. Passaram-se alguns segundos... Ele me olhava, esperando que eu falasse. Eu não tinha na alma mais que impiedade e sarcasmo e, contudo, senti um estremecimento passageiro. O sacerdote veio ao meu encontro: 'Bem, o que é que deseja, meu amigo?'
    - Seu amigo! Ah! você não me conhece. Não tenho fé. Não acreditonuma palavra de tudo quanto vocês dizem e escrevem. Chame-me de excomungado, ímpio, infiel, o que queira, mas amigo... isso a outro.
    Assim continuei falando por algum tempo. A frase que li sobre a tela branca estava guardada em minha mente com esta irônica pergunta: 'O que irá me dizer?'
    O sacerdote estava pálido. Contudo, nenhum gesto de indignação lhe escapou. Eu ria... Ele via bem, mas não entendi os sinais de cabeça que expressavam minhas perguntas, significando: 'E a minha conversão?'
    Eu estava vencendo. Triunfava... Estava a ponto de romper numa gargalhada e confessar-lhe toda a verdade quando, de repente, ah! tremo ao lembrá-lo.
    - Meu amigo, sua mãe ainda vive?
    Que emoção tão intensa senti naquele momento! Aqui oSagrado Coração me esperava. Algumas lágrimas brotaram de meus olhos. Estava tremendo. Minha mãe! As palavras de minha mãe! Oh! sim, é verdade! O Sagrado Coração de Jesus! Quisera estar diante daquela imagem, ante a qual me ajoelhara com minha mãe... Voltar a ler aquelas linhas que me escreveu com mão trêmula e às quais, desgraçado de mim, jamais prestara atenção: 'Filho meu, escrevo-te de meu leito de agonia. Morro pelos desgostos que me causaste, mas não te maldigo, porque esperei sempre que o Coração de Jesus te convertesse'.
    Entrei no Santuário do Sagrado Coração para ajoelhar-me diante de um confessionário... Poucos dias depois, aproximei-me da Sagrada Mesa".

Sacerdotes, amai o Sagrado Coração e convertereis muitos homens.

Mães de família, que chorais os extravios de vossos filhos, rogai por eles ao Sagrado Coração de Jesus.

Seja também devoto do Sagrado Coração de Jesus, conheça a devoção: Sagrado Coração de Jesus

(FONTE: "As Doze promessas do Coração de Jesus" Pe. Manuel Mosquero Martin, S. J.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, o seu comentário está sujeito a moderação. Se sua opinião é contrária a este artigo, seja educado ou seu comentário será apagado.

Em JMJ,
Grupo São Domingos de Gusmão.