24 de março de 2016

A Páscoa Bizantina: Curiosidades sobre a cultura Católico-Ucraniana

Caríssimos, Salve Maria!

Para nossa Sexta-feira santa, em parceria com a capela maringaense de Rito Ucraino-católico, posto abaixo um resumo sobre as principais tradições pascais destes próximos dias.

Lembretes:
SEXTA-FEIRA, 25/03 haverá celebração às 15h00 na Capela São Pedro e São Paulo de Maringá-PR
SÁBADO, 26/03 haverá Divina Liturgia (Missa) às 18h00 na Capela São Pedro e São Paulo de Maringá-PR

Na semana santa, dentro das famílias cristãs ucranianas antigas, cada tinha tinha um trabalho predeterminado; na Segunda-feira Santa lavava-se a casa e todas as suas dependências, como também era o dia de se trabalhar na horta, principalmente semear os canteiros e hortaliças; na Terça-feira Santa toda roupa da casa, todos os panos deveriam ser lavados, secados e passados. Continuava-se a cuidar da horta; na Quarta-feira terminava-se o trabalho dos dias anteriores e começavam-se a preparar ovos para serem pintados. O chefe da família deva concluir o trabalho na lavoura e preparava lenha para o forno como também fazia faxina nas dependências ao redor da casa; até a Quinta-feira Santa, chamada de "Jêvney Tchetver" (Quinta-feira gorda), todos os trabalhos na lavoura deveriam ser terminados, porque na quinta-feita já começavam as festas da Páscoa. Neste dia, os que possuiam apiários, preparavam três velas de cera que eram enfeitadas com flores e ramos e com estas velas acesas o dono ficava em pé, na igreja, na Quinta-feira santa á noite durante a leitura dos doze evangelhos da Paixão, diante do Santo Sudário na  Sexta-feira Santa e durante as matinas da Ressurreição. Uma das ramificações da vela era dedicada ao Sol, outra aos falecidos da família e a terceira aos vivos. Neste dia, à noite, era lido os doze Evangelhos da Paixão e após essa celebração calam-se os sinos. Em muitas regiões a Quinta-feira Santa era o "Dia Santo dos Mortos" Acreditava-se que após a leitura dos doze Evangelhos da Paixão, quando o povo deixa a igreja, os mortos se reúnem com seus sacerdotes e cantores, também mortos, e celebram seu "Mertvetskyj Velykdenh" (Páscoa dos Mortos).

Recomenda-se a todos os fiéis a fazerem sua confissão (para aqueles que não têm o costume de confessarem-se mensalmente) e comunhão especialmente neste período.


A Sexta-feira Santa era dividida em duas partes: antes de ir para a igreja e depois. Neste dia não se falava em voz alta, não se podiam dizer palavras indecentes, era proibido ofender alguém. Exceto as crianças, não se comia nada até voltar da igreja, não se preparava o almoço, mas um leve lanche, mantendo a abstinência de carnes exceto peixes, e todo trabalho era estritamente proibido.

Neste dia há a adoração da chamada Plastchanytsia (imagem de Jesus morto pintada num pano, recordação do Santo Sudário) com a qual se faz a procissão e ela fica exposta para o culto do povo desde a Sexta-feira Santa até a noite do Sábado Santo. Diante da imagem de Jesus dia e noite há a adoração dos fiéis e em muitos lugares colocam-se guardar como diante da sepultura de Jesus. Em várias regiões da Ucrânia não se tocam sinos desde a quinta-feira santa após a leitura dos Evangelhos até Sábado quando começam as matinas da Ressurreição. Batem-se as matracas (como em um funeral). Este costume é praticado por todas as comunidades ucranianas do Brasil. à noite celebram-se as Matinas de Jerusalém, durante a qual os sacerdotes ficam diante do santo sudário ao redor de uma mesa e com hinos especiais comemora-se a descida de Jesus ao limbo (mansão dos mortos dita na oração do Creio), fazendo alusões à ressurreição e à vitória que virá. Na sexta-feira santa não se trabalha, é permitido apenas assar alimentos para o Domingo. Nada desses alimentos destinados ao domingo de Páscoa podem ser comidos antes de serem abençoados.

No Sábado Santo fazem-se preparações para a festa da ressurreição. Preparam-se pêssankas (ovos coloridos pintados à mão, que se entrega no domingo, cujos desenhos são os seus desejos para a pessoa que recebe). Na noite de Sábado santo todos devem ir à Igreja, exceto os que devem tomar conta da casa ou estão doentes. Após a celebração do "Nadghrobne" (Celebração diante da sepultura de Jesus) e após recolher o sudário ao som das matracas, à meia-noite, começa-se a grande procissão com cânticos da ressurreição. Durante a procissão soltam-se rojões que são detonados todas as vezes que o sacerdote canta "Cristo Ressucitou...". Os sinos também começam a tocar. As matinas da ressurreição iniciam-se na porta da igreja até o momento quando o sacerdote bate com o crucifixo três vezes na porta fechada e a abre. Então todos entram dentro e há uma explosão de alegria entre o povo com cumprimentos, abraços, beijos, expressões de felicidade. Durante a Santa Missa da Ressurreição, o Evangelho é lido em várias línguas e após cada frase tocam-se os sinos. Após as matinas da Ressurreição ou após a Missa, todos vão beijas os Artos (pão benzido que será distribuído entre o povo no domingo de São Tomé - primeiro domingo após a Páscoa), o evangelho e a cruz. As frontes dos fiéis são ungidas com óleos bentos.

Após a Missa benzem-se os alimentos da Páscoa: pão, ovos, requeijão, leitão assado, manteiga, crem (raízes amargas), linguíça e outros. Terminada a benção dos alimentos, todos começam a se cumprimentar e presentearem-se com as pêssankas. Um dos elementos de destaque nas celebrações pascais e nas expressões populares é a reconciliação. Abraços, beijos e cumprimentos.

Após a missa de Páscoa, até o fim do tempo Pascal, as pessoas se cumprimentam com Krestós Voskrés! (Cristo Ressucitou!) e a outra responde Voísteno Voskrés! (Verdadeiramente Ressucitou!)

Uma curiosidade sobre os sinos...

Durante o domingo da Ressurreição todos têm direito e cada um deve tocar sinos e por isso cada um tenta se aproximar do campanário e ensaiar pelo menos algumas badaladas, pois isso além de anunciar a Ressurreição, e afugentar os maus espíritos. Em geral, na Ucrânia se dá muito valor ao sinos da igreja. Os campanários das igrejas são sempre magestosos e até muitas vezes imponentes do que a própria igreja.

Desejamos a todos uma felicíssima Páscoa. Krestós Voskrés!
Grupo São Domingos de Gusmão / Associação Sagrados Corações de Jesus e Maria

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